segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A água e as plantas - o nenúfar # desafio


Créditos da imagem: http://www.contrainfo.com/5138/nenufares-para-someter-al-mundo/

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS PLANTAS

Era uma vez uma planta aquática chamada Senhor Nenúfar. Ele vivia no Lago Piauí, no Brasil, com a sua família.
Era um nenúfar muito especial porque usava o seu rizoma para se deslocar pois, ele é um caule subterrâneo que cresce na horizontal. Claro que a sua principal função era a de permitir, ao nenúfar, que a água e os nutrientes, essenciais à sua vida, cheguem às folhas e ter substâncias de reserva para as aflições que as estações do ano reservam. Contudo, o facto de se conseguir deslocar era mesmo especial!
Certo dia, por causa de uma vaga de calor, o lago estava a secar e o Senhor Nenúfar e a sua família andavam muito preocupados, pois sem água a sua sobrevivência estava em risco.
Não conseguiam absorver os nutrientes e não conseguiam fazer a fotossíntese
Perante este problema, a família decidiu fazer uma reunião numa passagem secreta que existia no lago. Era um local muito seguro, pois lá ainda restava bastante água. Decidiram ir pedir ajuda à Câmara Municipal dos Nenúfares e o Senhor Nenúfar deslocou-se rapidamente para lá, enquanto a família esperava ansiosamente.
Ao chegar ao Gabinete do Senhor Presidente, o secretário informou o Senhor Nenúfar que tinha que esperar doze horas para o Senhor Presidente chegar, pois estava noutro lago já a tratar do mesmo tipo de problema.
Que aflição a dele!
Voltou para o seu lago, junto da família, para informar da situação.
A água continuava a evaporar-se devido ao calor e todos estavam a ficar cada vez mais preocupados.
Entretanto, chega o Senhor Presidente da Cidade dos Nenúfares, que também se deslocava usando o seu rizoma, e resolve a situação com a ajuda dos Bombeiros colocando mais água no lago e também na passagem secreta.
Que alívio! - pensou toda a família.

E o Senhor Nenúfar foi aclamado herói, e recebeu um Emblema e a Chave da Cidade (em forma de nenúfar!) pois, se não fosse ele deslocar-se à Câmara para falar com o Senhor Presidente da Cidade dos Nenúfares, certamente que a história teria tido um final pior.

Trabalho elaborado pelos bloggers do 5ºB: Luís Pedro, nº21 e Margarida Vaz, nº22

Sem comentários:

Enviar um comentário