quarta-feira, 26 de março de 2014

A água no Planeta Terra # desafio

Créditos da imagem:
http://permaculturenews.org/2013/07/23/how-to-be-water-wise/
A crescente preocupação com a disponibilidade mundial da Água vem exigindo de todos nós uma nova consciência em relação a utilização desse recurso.

A água potável encontrada na natureza é essencial para a vida no nosso planeta. Analisando o gráfico abaixo, vemos que 97,50% da disponibiliadade mundial da água estão nos oceanos (água salgada), ou seja, água imprópria para o consumo humano, a não ser que seja realizado um processo de dessanilização, o que requer um investimento muito alto.
 

Logo em seguida, temos que, 2,493% encontram-se em regiões polares ou subterrâneas de difícil aproveitamento. Somente 0,007% da água disponível é própria para o consumo humano, e está em rios, lagos e pântanos (água doce). Deste 0,007% de água doce, apenas 8% é destinado ao uso individual (clubes, residências, hospitais, escritórios, outros).
A tendência para os próximos anos é um aumento ainda maior no seu consumo, devido à ao crescimento populacional acentuado e desordenado, principalmente nos grandes centros urbanos. Por isso, Programas de Uso Racional da Água são realizados por todo o mundo, através de leis, orientações e conscientização da população, e principalmente, tecnologia de ponta aplicada a aparelhos hidráulicos sanitários.

Água salobra é aquela que tem mais sais minerais dissolvidos que a água doce e menos do que a água salgada. Pode resultar da mistura da água do mar com água doce, como em estuários, ou pode ocorrer em aquíferos. Certas atividades humanas podem produzir água salobra, como em represas. 

Água do mar é a água encontrada em mares e oceanos. A água menos salina do planeta é a do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico. O mar mais salino é o Mar Morto, no Médio Oriente.

Chama-se água doce à água dos rios, lagos e a maioria dos lençóis subterrâneos, com uma salinidade próxima de zero, por oposição à água do mar (que tem geralmente uma salinidade próxima de 35 gramas de sais dissolvidos por litro) e à água salobra, como a dos estuários, que tem uma salinidade intermédia.


São cinco os oceanos existentes: Oceano Pacífico; Oceano Atlântico; Oceano Índico; Oceano Glaciar Ántártico e Oceano Glaciar Ártico. Portugal faz fronteira com o Oceano Atlântico.

Créditos da imagem:
http://seusaber.com.br/wp-content/uploads/2013/01/continentes-e-oceanos.png

Trabalho de pesquisa realizado pelos bloggers:
Beatriz Maria Pires e André Barroso Teixeira


Fontes utilizadas:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABIKkAL/pesquisa-disponibilidade-agua-no-mundo

Sem comentários:

Enviar um comentário