quinta-feira, 29 de maio de 2014

Os animais e a água: Anfíbios # desafio

Neste trabalho vamos falar dos anfíbios:
Fonte: http://www.jn.pt/photos/osbichos/images/1046672/original.aspx

A sua origem …
Todos os anfíbios são animais de sangue frio e a maioria sofre uma metamorfose da forma juvenil para a forma adulta. Não conseguem gerar o seu próprio calor corporal, e em vez disso, dependem da temperatura do ambiente para ajudá-los a ficarem suficientemente quentes ou frios para sobreviverem. Existem mais de 6.500 espécies de anfíbios que habitam todos os continentes exceto a Antártica, vivendo em habitats diversificados, tais como florestas tropicais, rios e riachos, desertos e ambientes alpinos.
A maioria das pessoas está familiarizada com rãs, sapos, tritões e salamandras, mas não conhecem tão bem as cecílias, que à primeira vista parecem minhocas grandes. Sabe-se muito pouco sobre a maior parte das cecílias, já que vivem sobretudo escondidas debaixo da terra ou debaixo de água.

Anfíbios ibéricos:
A lista de anfíbios de Portugal  inclui 20 espécies entre rãs, sapos, salamandras e tritões . São espécies endémicas da Península Ibérica: a salamandra-lusitânica, o tritão-ibérico, o sapo-parteiro-ibérico, a rã-de-focinho-pontiagudo e a rã-ibérica.
Em relação à conservação ambiental, os anfíbios estão menos ameaçados que os répteis, em Portugal . No entanto, as populações de anfíbios, em todo o mundo, estão a sofrer um acentuado declínio devido, principalmente, à perda de habitat, doenças, e mudanças climáticas. Em Portugal, foi detetado no Gerês que várias espécies de tritões e rãs estavam infetadas com uma espécie desconhecida de vírus.
Salamandra
Fonte da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9FYtAA3lNl393kC5cuecWuFwQA1RglRBqf_eQCJvl6qJGmHn5R98nhQQVH-jYX05gUxWIoUu3CGsgUgYl4slhZU-s9GtfVodgT6frFFFDpK1bsMwTTOp64-mPqwMXmQsu3rBiRyEukY4/s1600/Salamandra-de-fogo.jpg


Trabalho elaborado pelos bloggers do 5ºA:
Sofia S nº 23 e Ricardo nº 24   

Sem comentários:

Enviar um comentário