segunda-feira, 26 de maio de 2014

A história do Rio Cávado # desafio

Decidimos pesquisar acerca do rio Cávado e das suas principais características, porque é o rio que passa aqui por Braga (a cidade em que vivemos). Nem imaginam, descobrimos muitas coisas interessantes:

Foz do Rio Cávado 
  • O rio Cávado nasce na fonte da Pipa na serra do Larouco, em Montalegre e desagua no oceano Atlântico, junto a Esposende, após um percurso de 118 km;
  • A bacia hidrográfica do rio Cávado tem uma área de 1600 km2 e é limitada, a norte, pela bacia hidrográfica do rio Lima e, a este e sul, pelas bacias dos rios Douro e Ave. O escoamento anual na foz do rio é, em média, de 2123 hm3. Estima-se que a bacia hidrográfica do rio Cávado apresenta uma capacidade total de armazenamento de recursos hídricos na ordem dos 1180 hm3, valor que corresponde a quase 30 % do total existente em Portugal (nunca pensamos…);
  • Os seus principais afluentes são: o rio Homem, na margem direita, com um comprimento de 45 quilómetros, que nasce na serra do Gerês e o rio Rabagão, na margem esquerda, com um comprimento de 37 quilómetros, que nasce entre as serras do Barroso e do Larouco.

Descobrimos, também, que na bacia hidrográfica do Cávado foram construídas algumas barragens para aproveitamento hidroelétrico. Sendo as mais importantes: Paradela, Salamonde e Caniçada, no rio Cávado; Alto Rabagão e Venda Nova, no rio Rabagão; e Vilarinho das Furnas, no rio Homem.

A barragem da Caniçada é um excelente local para a prática de todo o tipo de atividades náuticas, tendo como principais pontos de interesse as suas águas cristalinas e toda a paisagem envolvente.



De destacar na vegetação ribeirinha o amieiro, o choupo, juncos e salgueiros…
Este rio é muito importante para o lazer dos que vivem nas suas proximidades e dos visitantes, para a pesca e para a prática da canoagem.


A pesca de carpa, enguia e truta, é também muito importante para o desenvolvimento da gastronomia. E é, também, possível encontrar muitos crustáceos e macroinvertebrados ao longo do rio.

No final da realização deste trabalho concluímos que afinal, o rio Cávado tem muitos pontos de interesse e é muito importante.


Pelos bloggers: Diogo e Francisca

Sem comentários:

Enviar um comentário