terça-feira, 27 de maio de 2014

Escassez de água no Mundo # desafio

*A escassez da água é uma questão cada vez mais preocupante em todo mundo. O esgotamento dos recursos hídricos tornou-se realidade em algumas regiões do planeta, de modo que muitos países já sofrem extremamente com o problema. Estima-se que 18% da população mundial não tenham água disponível para suprir suas necessidades e em 2050 as estimativas são ainda mais catastróficas. Caso a situação atual não se altere, três quartos dos habitantes da Terra não terão acesso a este recurso essencial à vida.

*Embora vivamos num planeta abastado deste líquido precioso, 97,5% dele encontra-se nos mares e oceanos. A água doce representa apenas 2,5% e, deste percentual, apenas 22% podem ser diretamente aproveitados, por meio de rios, lagos e aquíferos subterrâneos. O restante está acumulado nas calotes e montanhas.

*Tendo em conta a dinâmica natural, esta pequena parcela de água doce disponível ao Homem não deveria esgotar-se, uma vez que, através do seu ciclo, segue em contínua renovação. No entanto, a ação humana vem degradando-a através da poluição ambiental, do mau uso e do desperdício. Esta situação é agravada pelo acentuado crescimento demográfico que, consequentemente, aumenta o seu consumo.



CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA ESCASSEZ:

*Sem dúvida, a má utilização da água e a poluição são os grandes responsáveis por esse problema, sendo possível destacar dois sectores da economia mais responsáveis por este problema, a agropecuária e a atividade industrial. Cerca de 65% da água do planeta é consumida pela agropecuária, que ainda não possui técnicas económicas e eficientes para o aproveitamento da água.  A indústria consome cerca de 24% da água do planeta, além de poluir lagos e rios, causando também perda de biodiversidade.
*Esta situação já ocorre na China e pode acentuar-se nas próximas décadas. A enorme população e o crescimento económico e industrial, que geram a poluição dos recursos hídricos devido ao lixo urbano, esgotos, resíduos industriais, já causam a falta de água em 50% das cidades chinesas.

Sites:

Os bloggers do 5ºA:
Carolina Vieira Nº10 & Carlos Prior Nº9

Sem comentários:

Enviar um comentário