segunda-feira, 10 de março de 2014

Ano Internacional da Cooperação pela Água 2013 # desafio

Porquê um Ano Internacional da Cooperação pela Água?



A água é vital para a vida e o desenvolvimento, mas as fontes de água no planeta são limitadas. Em todos os cenários, lidar com água exige colaboração. Apenas através da cooperação pela água poderemos, no futuro, obter sucesso na gestão das fontes finitas e frágeis deste recurso. A água está sob crescente pressão exercida pelas atividades de uma população mundial em crescimento que já ultrapassa sete bilhões de pessoas. A pressão sobre os recursos hídricos aumenta, sobretudo pelo uso agrícola e industrial, bem com a poluição e a urbanização e com as mudanças ambientais e climáticas. A cooperação pela água assume muitas formas, desde a cooperação através de fronteiras para o uso de aquíferos subterrâneos e bacias fluviais compartilhados, ao intercâmbio de dados científicos, à cooperação numa vila rural para a construção de um poço ou para o fornecimento de água potável por meio de redes urbanas. Uma coisa é certa – a humanidade não pode prosperar sem a cooperação no uso da água.

O desenvolvimento da cooperação pela água envolve uma abordagem que reúne fatores e disciplinas culturais, educacionais e científicas e deve cobrir diversas dimensões: religiosa, ética, social, política, legal, institucional e económica. É um veículo para o intercâmbio, para a construção da paz e a fundação para um desenvolvimento sustentável. 
A água é necessária à vida dos seres vivos. Cada ser vivo tem uma percentagem de água que necessita para o seu desenvolvimento. Se o ser vivo não consumir a sua percentagem de água necessária pode desidratar e acabar por ter morte certa. Existem animais que são capazes de aguentar mais tempo do que outros sem consumir água, mas nenhum sobrevive sem água!


Pelas bloggers: Ana Beatriz Jacob e Ana Filipa Vieira


E em 2014?

2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar!

Sem comentários:

Enviar um comentário