quarta-feira, 12 de março de 2014

Vida dentro da água de um rio # desafio

Da nascente até à foz do rio Mondego
Animais e plantas que habitam o ambiente ribeirinho



NASCENTE

A 1500m de altitude, rodeado por pinheiros, nasce o rio Mondego. Este rio inícia o seu percurso com grande velocidade formando quedas de água e rápidos.
É este o habitat do melro de água, a única ave canora europeia capaz de mergulhar e nadar, em busca de alimento. Come pequenos crustáceos e moluscos do rio.

  


A 30KM DA NASCENTE

O rio torna-se mais amplo e com menos corrente e acolhe uma grande variedade de espécies:
plantas aquáticas - que filtram as águas dos rios, combatendo a poluição e servindo de abrigo aos alevinos dos peixes, protegendo-os de predadores.
répteis - Sardão, lagarto de água e a cobra lisa austríaca.

mamíferos – as lontras que se mantêm bem escondidas em tocas nas margens, ocultadas pela  vegetação. Esta é formada por choupos, salgueiros, freixos, cedros, laranjeiras e oliveiras. As lontras só saem ao cair da noite, para mergulhar, brincar e apanhar peixes (truta, carpa, enguia) e lagostins.

    


FIM DO PLANALTO - BARRAGEM DA AGUIEIRA
Aqui começa-se a sentir uma maior influência do homem. A agricultura intensiva nas margens do rio e a plantação de eucaliptos, alteraram a vegetação natural colocando em risco algumas espécies, em particular dos anfíbios que dependem não só da qualidade da água, mas também da variedade da flora.
Há duas espécies em risco:
tritão de ventre laranja
salamandra lusitânica - tem uma anatomia fora do vulgar, a cauda ocupa dois terços do corpo. Não tem pulmões funcionais pelo que tem de respirar pela pele. A cauda comprida faz com que seja maior a superfície através da qual pode receber oxigénio da água, além de facilitar o seu deslocamento em águas rápidas.

  

A 40KM DA COSTA

É aqui que todos os anos, no início da primavera, se forma uma das maiores colónias de milhafres-pretos da europa que regressam de África para procriar nas margens do rio Mondego, atraídas pela grande oferta de pequenos mamíferos e anfíbios dos campos agrícolas e pela densa vegetação.

FOZ DO RIO
As águas do estuário, ricas em nutrientes, atraem aves aquáticas como o pernilongo, o pilrito e as andorinhas do mar anãs. A presença destas aves é muito importante para o método tradicional de sal, já que os seus excrementos melhoram a qualidade do sal.

    


Pelos bloggers do 5ºB, João Pastore e José Diogo

Neste trabalho resolvemos estudar o ambiente ribeirinho do maior rio que nasce e desagua em Portugal - o rio Mondego- para melhor entender as alterações na fauna e flora ao longo do curso de um rio. Pesquisámos na Visão Júnior e visualizámos o documentário sobre o Mondego da autoria de Daniel Pinheiro. Utilizámos imagens do Google imagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário